O ETF IB5M11 ou IT Now IMA-B5+ Fundo de Índice pertence à família de índices IMA – Índice de Mercado ANBIMA. Objetiva-se em replicar a carteira do IMA-B5+, formado por uma carteira de títulos públicos NTN-B (título indexado ao IPCA), bem como atender às necessidades dos diversos tipos de investidores e das suas respectivas carteiras. O IMA-B5+ é amplamente utilizado como benchmark para vários fundos de inflação.
Investindo nesse ativo, o investidor poderá ter acesso via bolsa a uma carteira de títulos do Tesouro IPCA com apenas um investimento.
De acordo com o Itaú Asset, a metodologia da carteira desse ativo é sintética composta por NTN-Bs com vencimento emitidas pelo governo brasileiro com vencimentos igual ou superior a cinco anos. O peso de cada título no índice é definido pelo valor de mercado dos ativos.
O Índice de Mercado ANBIMA, conhecido como IMA, é referência para os investimentos em renda fixa. É uma das formas de os investidores acompanharem o desempenho das aplicações e também avaliarem, de forma comparativa, as opções de produtos disponíveis no mercado (ANBIMA, 2021).
Subíndices
IMA-Geral: formado por todos os títulos que compõem a dívida pública.
IMA-Geral ex-C: segue a lógica do IMA-Geral, ou seja, formado por todos os títulos que compõem a dívida pública, excluindo os papéis indexados ao IGP-M (as antigas NTN-C – Notas do Tesouro Nacional – Série C ou Tesouro IGPM+ com juros semestrais).
IMA-C (esse índice foi descontinuado em 02/04/2021)
IRF-M: formado por títulos públicos prefixados, que são as LTNs (Letras do Tesouro Nacional ou Tesouro Prefixado) e NTN-Fs (Notas do Tesouro Nacional – Série F ou Tesouro Prefixado com juros semestrais).
IRF-M 1: formado por títulos públicos prefixados, que são as LTNs (Letras do Tesouro Nacional ou Tesouro Prefixado) e NTN-Fs (Notas do Tesouro Nacional – Série F ou Tesouro Prefixado com Juros Semestrais) com vencimentos abaixo de um ano.
IRF-M 1+: formado por títulos públicos prefixados, que são as LTNs (Letras do Tesouro Nacional ou Tesouro Prefixado) e NTN-Fs (Notas do Tesouro Nacional – Série F ou Tesouro Prefixado com juros semestrais) com vencimentos acima de um ano.
IRF-M P2: índice igual ao IRF-M, ou seja, reflete os papéis prefixados, mas com um mecanismo de controle de prazo (PMR – Prazo Médio de Repactuação). Esse indicador foi criado para atender aos ETFs (Exchange Traded Funds), fundos que possuem gestão passiva e têm as carteiras atreladas a um índice de referência.
Isso porque o imposto de renda dos ETFs é calculado com base no prazo médio da carteira, diferentemente dos demais fundos em que o imposto de renda é cobrado de acordo com a permanência do investidor no produto. Nesse caso, a carteira do índice mantém sempre prazo médio (acima de 720 dias). Assim, se o fundo replicar integralmente a carteira, garantirá a menor alíquota de imposto de renda.
IMA-B: formado por títulos públicos indexados à inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que são as NTN-Bs (Notas do Tesouro Nacional – Série B ou Tesouro IPCA+ com juros semestrais).
IMA-B 5: formado por títulos públicos indexados à inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que são as NTN-Bs (Notas do Tesouro Nacional – Série B ou Tesouro IPCA+ com juros semestrais) com vencimento de até cinco anos.
IMA-B 5+: formado por títulos públicos indexados à inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que são as NTN-Bs (Notas do Tesouro Nacional – Série B ou Tesouro IPCA+ com juros semestrais) com vencimento igual ou acima de cinco anos.
IMA-B 5 P2: índice igual ao IMA-B 5, ou seja, reflete os papéis indexados ao IPCA com vencimento de até cinco anos, mas conta com o mesmo mecanismo de controle de prazo (PMR – Prazo Médio de Repactuação) citado no IRF-M P2. Assim como o IRF-M P2, também foi criado para atender aos ETFs (Exchange Traded Funds).
IMA-S: formado por títulos pós-fixados atrelados à taxa básica de juros (Selic), que são as LFTs (Letras Financeira do Tesouro ou Tesouro Selic), (ANBIMA,2021).
Nome | IT Now IMA-B5+ Fundo de Índice |
Gestor | Itaú Unibanco S.A. |
Administrador / Custodiante | Itaú Unibanco S.A. |
Data de início | 23/09/2019 |
Taxa de Administração | 0,25% a.a. |
Market Maker | Banco Santander (Brasil) S.A. |
Vantagens
- Liquidez diária.
- Carteira e precificação transparentes.
- Custos competitivos.
- Cupons semestrais reinvestidos sem tributação.
- Aplicação mínima inferior a R$ 100,00.
Desvantagens
- Taxa de administração.
- Gestão passiva.