O BEWG39 é um BDR de ETF que segue o índice MSCI Germany, composto por ações de organizações alemãs que representam 85% do mercado acionário do país. É uma opção de diversificação internacional na bolsa brasileira e para investidores em geral. Podemos destacar os principais setores que formam o índice:
- consumo discricionário: 20,2%;
- indústria: 16,4%;
- serviços financeiros: 14,2%;
- tecnologia: 13,6%;
- saúde: 11,1%.
As empresas de maior relevância nesse índice são: SAP, Siemens, Allianz, Daimler, Basf, Deutsche Telekom, Basf, Bayer e Adidas. Outro importante ponto a ser destacado nesse BDR de ETF é a questão de pagamento de dividendo que gira em torno de 2,38% ao ano, já deduzidos 30% de impostos, conforme legislação norte-americana. Além do mais, o BEWG39 também sofre incidência de 0,38% de IOF tarifa de 3% cobrada pelo Banco B3, depositário da maioria dos BDRs.
No que tange a economia da Alemanha, segundo último relatório anual do MSCI Germany Index, com o surgimento da pandemia, aumentou a estagnação, mas a partir do segundo trimestre de 2020, o mercado acionário começou a se recuperar. Com os estímulos do governo e à retomada gradual das atividades no país, bem como a depreciação do dólar frente ao euro, também contribuiu para o bom desempenho das ações alemãs junto a investidores dos EUA. O setor financeiro e industrial foram os que mais contribuíram para a recuperação do índice MSCI Germany. De acordo com o governo, existe uma projeção de crescimento, até 2022.
Gestor | BlackRock |
Data de início | 13/03/1996 |
Taxa de Administração | 0,47% a.a. |
Lote mínimo | 1 |
Vantagens
- Exposição cambial para sua carteira.
- Mais praticidade de negociar os ativos.
- Chance de acompanhar moedas mais fortes que o real.
- Possibilidade de investir fora sem abrir conta em corretora estrangeira.
- Custos mais baixos.
- Possibilidades de estratégias de investimentos.
- Diversificação com custos baixos.
- Operação realizada no Brasil e liquidação em reais.
Desvantagens
- Existência de riscos.
- Gastos com taxas, emolumentos, corretagens.