O que é NFT?

Por: Purity ETF 23 de março de 2022

NFT é a sigla para non-fungible token, ou token não fungível, um ativo criado a partir da tecnologia blockchain que serve como identidade digital de um item. O NFT garante a autenticidade daquele item, que é único. Ou melhor, o ativo assegura a posse de um bem específico, que nenhuma outra pessoa tem. A chave para compreender o que são NFTs e sua utilização está na idealização de um bem ser ou não fungível.

A título como exemplo o mundo da arte, o NFT pode adequar-se para atestar a originalidade da obra digital — como os desenhos de macacos comprados por Neymar e Bieber – ou até mesmo física. Diante disso, auxiliaria como um documento de registro digital da obra.

O ativo também é capaz de estar vinculado a uma música, cards de games, memes, projetos de designers, manuscritos e a uma infinidade de outros itens.

Para melhor entendimento vamos aos significados:

Token é um criptoativo, um ativo digital registrado em uma blockchain, que pode ser comprado, vendido ou trocado.

Blockchain é uma tecnologia que permite a transferência de dados digitais com uma criptografia muito sofisticada e de forma totalmente segura

Não fungível é um ativo que não pode ser substituído por outro “da mesma espécie, qualidade e quantidade” (segundo o Código Civil). Uma nota de R$ 50, por exemplo, é fungível, pois você pode trocá-la por outra do mesmo valor.

Em dezembro de 2021, o primeiro fundo de índice negociado em bolsa (ETF) focado em token não-fungível (NFT) foi lançado na Bolsa de Valores de Nova York Arca. O fundo está listado sob o símbolo NFTZ. Além disso, no início de 2022 o ETF NFTS11 estreou na Bolsa Brasileira (B3), oferendo mais conhecimentos e oportunidades referentes ao NFT para os brasileiros.

“A revolução NFT pode mudar fundamentalmente o modelo econômico para artistas, atletas, criadores e muitos outros setores.”