Os Exchange Traded Funds (ETFs) – ou, em português, fundos negociados na Bolsa de Valores – são pouco conhecidos no Brasil, porém cada vez mais ganham evidências na bolsa de valores do Brasil (B3), acompanhando uma tendência já ocorrida em vários países desenvolvidos.
ETF é um fundo aberto que segue um índice de referência, cujas cotas são negociadas na bolsa de valores. Os ETFs (Exchange Traded Fund), são fundos de investimento por meio dos quais se negocia uma cesta de ativos que compõem aquele índice, seja ele de renda variável ou de renda fixa. Por isso, são também conhecidos como fundos de índice.
Podemos dizer que os índices são os barômetros de mercado, que tornam o desempenho ou o retorno do mercado totalmente determinável. De forma mais explícita, o índice é uma carteira teórica que junta as ações mais negociadas da bolsa de valores. Isso quer dizer que as ações mais valiosas de diferentes empresas são reunidas em um único índice. No Brasil o mais conhecido é o Ibovespa, que acompanha o desempenho de um setor econômico.
Os ETFs reúnem recursos financeiros de diversas pessoas e são divididos, de acordo com sua participação do número de cotas e os usam para comprar vários ativos monetários negociáveis, como ações, títulos de dívida e derivativos. ETF é a maneira diversificada, de baixo custo para investimento, que apresenta uma opção atraente para investidores com conhecimento limitado do mercado de capitais.